Escola Municipal Antônio Lourenço da Silva promove evento sobre Alimentação Saudável e Cultura

10.Mai.2024

No último sábado letivo, dia 27 de abril de 2024, a Escola Municipal Antônio Lourenço da Silva, localizada em Areia Branca, promoveu um evento dedicado à promoção da alimentação saudável e à valorização da cultura local. Intitulado "Projeto Alimentação Saudável: horta, cultura e arte", o evento foi concebido com o intuito de conscientizar alunos e familiares sobre a importância de uma dieta equilibrada e nutritiva, destacando os valores nutricionais dos alimentos presentes na cultura regional.

A iniciativa envolveu diversas atividades, desde a construção e cultivo de uma horta escolar até a exposição de pratos artesanais e alimentos saudáveis produzidos pelos próprios pais e filhos. O evento também ofereceu uma palestra ministrada pela nutricionista Mariane, abordando temas relevantes sobre hábitos alimentares saudáveis e a importância de uma dieta balanceada.

A presença da secretária de Educação, Josineide Oliveira Alves, e da coordenadora Adriana Brito evidenciou o apoio institucional à iniciativa, ressaltando a relevância do tema para a comunidade escolar. O envolvimento de todos os segmentos da comunidade escolar foi fundamental para o sucesso do evento, demonstrando o comprometimento e a participação ativa dos alunos, que se destacaram pelo protagonismo e entusiasmo.

Os organizadores do evento, as professoras Alexandra da Silva Santos e Elisabete Oliveira, foram reconhecidas pela dedicação e empenho na realização do projeto. Alexandra, professora de Ciências Naturais, coordenou as atividades com as turmas do 6° ao 9° ano, enquanto Elisabete, responsável pelas turmas do 4° e 5° ano, contribuiu significativamente para a integração da temática da alimentação saudável no currículo escolar.

O evento foi marcado por uma atmosfera de aprendizado, interação e valorização da cultura local, destacando a importância de hábitos alimentares saudáveis para a promoção da saúde e do bem-estar. A diretora da escola expressou sua gratidão à participação de toda a comunidade escolar e reafirmou o compromisso da instituição em promover iniciativas que contribuam para a formação integral dos alunos, aliando educação, cultura e saúde.

O Projeto Alimentação Saudável da Escola Municipal Antônio Lourenço da Silva evidencia o papel transformador da educação na promoção de hábitos saudáveis e na valorização da cultura local, consolidando-se como uma experiência enriquecedora para toda a comunidade escolar. A iniciativa demonstra que, por meio da integração entre educação, cultura e arte, é possível promover mudanças significativas na vida dos alunos e de suas famílias, incentivando práticas alimentares saudáveis e estimulando o consumo de alimentos nutritivos e regionais.

10.Mai.2024